terça-feira, 16 de Abril de 2013

Cultura: Francisco Fanhais leva a música de intervenção à Fortaleza de Peniche

Imagem recortada do cartaz do evento
No âmbito das iniciativas do programa Abril – Mês da Liberdade, dinamizadas pelo Município no espaço da Fortaleza de Peniche, terá lugar no próximo dia 19 de abril, pelas 21h30, com entradas livres, um concerto por Francisco Fanhais, promovido pelo Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, com o apoio da autarquia.

Neste espetáculo, intitulado Poemas Cantados, Francisco Fanhais revisita a sua extensa carreira musical, bem como de outros cantores de abril, como Zeca Afonso, num concerto intimista que terá como palco a Capela de Santa Bárbara.

Quem é Francisco Fanhais?
Francisco Fanhais nasceu em Praia do Ribatejo em 1941. Cantor de música de intervenção, ordenado padre em 1964, integrou o movimento progressista de oposição ao regime do Estado Novo desenvolvido no seio da Igreja Católica.

Ganhou destaque no panorama da música portuguesa com a sua participação no célebre programa de televisão Zip-Zip. Ainda em 1969, lança Cantilenas, o seu disco de estreia. Aparece na capa do primeiro número da revista Mundo da Canção, editada em 19 de Dezembro de 1969. O seu álbum Canções da Cidade Nova é editado em 1970.

Impedido de exercer o sacerdócio e de lecionar nas escolas oficiais, emigra para França em 1971. Regressa após o 25 de abril de 1974, participando ativamente nas campanhas de dinamização cultural desenvolvidas pelo Movimento das Forças Armadas, com outros cantores de intervenção, como Zeca Afonso, com quem colabora em vários projetos musicais.

Em 1995 foi agraciado com a Ordem da Liberdade, por ocasião das comemorações do Dia de Portugal.

Sem comentários: